Dia do Trabalhador!!!

O SINTRAN começou sua trajetória em 1998 como sedo o primeiro Sindicato dos Agentes de Trânsito do Brasil, tornando -se referência para os demais agentes de trânsito e transporte de outros estados e municípios. Por esse motivo e pela experiência adquirida nesses vinte anos de estrada, somos conhecedores das articulações que gestores fazem para convencerem os trabalhadores que estão do mesmo lado, compreenderam há tempos a importância de disputar a consciência dos trabalhadores. Nas últimas décadas, diversas técnicas de gestão de pessoas foram criadas para levar os empregados a crerem que são “colaboradores” e não explorados, é o famoso dito “vestir a camisa da empresa”. Sabemos muito disto, pois no ano 2017 trabalhamos juntos com a empresa em um contexto de união para melhorarmos as condições dos agentes e não obtivemos o reconhecimento devido por parte de nossa gestão (Prefeitura). Porém, mesmo tendo andado, naquele momento, junto com a empresa o SINTRAN providenciou todos os trâmites administrativos e judiciários para garantir todos os direitos adquiridos pela categoria e os garantiu, isso é história e desconhecer a história de conquistas é muito perigoso pois, se não reconhecermos de onde viemos não saberemos para onde ir. O SINTRAN reconhece toda a história de luta e conquista desta categoria e por isso embate contra os mecanismos dos gestores que tem por finalidade induzirem os trabalhadores a acharem que patrões e empregados caminham rumo a um mesmo objetivo. Infelizmente, é possível dizer que os trabalhadores conhecem pouco da história de seus próprios direitos e, por isso, acabam não valorizando aquilo que já conquistaram. Para muitos é como se os direitos já existissem, e desta forma não os valorizam. O SINTRAN VEM DE DUAS DÉCADAS DE LUTAS vencendo seus litígios e garantindo seus direitos conquistados. A conquista de direitos tem um protagonista principal: o movimento sindical apoiado pelos trabalhadores organizados. Se a classe trabalhadora tem hoje alguma dignidade, é porque ela se fortaleceu em uma luta organizada e consciente ao longo dos séculos, nunca é demais lembrarmos disto. Você já parou para pensar por que as elites conseguiram convencer uma grande parcela da classe trabalhadora de que a perversa Reforma Trabalhista, que dilacerou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), seria benéfica? A resposta é complexa, mas também se relaciona com o fato de que muitos trabalhadores não conhecem o difícil caminho que foi percorrido pela classe trabalhadora e pelos sindicatos. Não há tempo para dúvidas. Como já foi dito, desconhecer a história é um grande perigo para os trabalhadores. O movimento sindical não pode se esquivar da responsabilidade de lembrá-los de que nenhuma conquista caiu do céu. Para ajudá-los nessa empreitada o sindicato tem demonstrado que os processos estão sendo feitos e o resultado positivo de direito será conquistado. A DIRETORIA desta gestão 2017/2021 agradece a todos os associados pela confiança depositada e felicitamos todos os AFTTs pelo DIA DO TRABALHADOR que para nós do SINTRAN todo o dia é Dia do Trabalhador. Diretoria do SINTRAN.